Abriu ontem, no n.º 29 da Rua dos Netos, o novo hostel da cidade do Funchal, numa cerimónia apadrinhada por amigos e familiares dos sócios do empreendimento, Catarina Sequeira Guimarães e Gil Freitas.

O ‘29 Madeira Hostel’ – assim se chama o novo estabelecimento – tem 7 quartos e capacidade total para 22 pessoas, com casa de banho compartilhada. Vai praticar preços acessíveis, entre os 16 e 17 euros pelos quartos com 4 beliches – havendo a possibilidade de juntar 2 quartos para que a mesma família ou grupo utilize 8 camas.

A nova alternativa enquadra-se no regime de alojamento local e diferencia-se por estar localizada numa zona da cidade mais calma e propícia ao repouso. 
Os quartos estão dotados de TV com canais em várias línguas. Na recepção há jogos disponíveis (xadrez, cartas, Playstation 2) e um tablet que pode ser requisitado. Uma regra está já definida: a partir das 22 horas é altura de fazer silêncio para não incomodar os outros hóspedes e vizinhos.

No ‘29 Madeira Hostel’, o terrace com a parede em pedra de basalto coberta com vasos com flores e ervas aromáticas típicas da ilha é uma evocação ao gosto pela jardinagem e pelas plantas, característica comum à maioria dos madeirenses.

Ali foi mantido o tradicional banco de jardim, uma demonstração daquilo que os hóspedes encontrarão em muitos jardins a visitar no Funchal, tanto públicos como privados, bancos de ferro forjado com assento e encosto em madeira, habitualmente pintados de verde escuro. Para além dos momentos de repouso, o hóspede poderá experimentar fazer a tradicional ‘poncha’ madeirense.

 

Diário de Notícias - 30 de Janeiro de 2015